Tecnologia na Maratona de Nova York

Aplicativo do iPhone permitiu que todos os corredores na Maratona de Nova York fossem acompanhados em tempo real.

Uma da tecnologias empregadas  na edição de 2010 da Maratona de Nova York possibilitou que o tema “I’m in, we’re in” (“Estou dentro, estamos dentro“) fosse mais que palavras.  A New York Road Runners disponibilizou uma nova ferramenta para iPhone que permitiu aos espectadores acompanhar o progresso de anônimos e favoritos em tempo real.

Aplicativo da Maratona de Nova York
Aplicativo da Maratona de Nova York

Durante anos, os fãs da Maratona de Nova York ficaram a postos nas ruas da cidade esperando ver seus amigos e familiares ao longo da prova de 42 km. Com pouca ou nenhuma idéia de onde os corredores estavam no percurso, os espectadores viam uma onda humana surgir na sua frente, dos profissionais aos amadores lutando para alcançar a linha de chegada. Agora não mais.

Cada um dos corredores grudou no cadarço do tênis um chip fornecido pela organização da Maratona de Nova York. Qualquer pessoa poderia baixar um aplicativo para iPad e iPhone permitindo ao usuário a capacidade de monitorar os corredores de elite (de graça), ou até cinco outros competidores (por 3,99 dólares).

Os cinco corredores podiam ser substituídos de forma que se um deles terminasse a prova, o usuário poria um competidor diferente em seu lugar. As posições foram mostradas em um mapa, com o movimento em tempo real.

A tecnologia de rastreamento usa chips de identificação por radiofrequência que os corredores usam nos tênis nos últimos anos. Em cada milha e a cada 5 quilômetros, os corredores passam sobre um tapete colocado na rua que possui antenas de ultrafrequência de rádio em seu interior. As antenas lêem as marcas, que tem a identificação de cada um dos corredores da Maratona de Nova York. Um computador calcula as parciais e as informações são enviadas por meio de redes celulares aos usuários do aplicativo. Os organizadores da prova também usam a tecnologia para verificar se cada competidor completou o percurso adequadamente e não usou atalhos.

Anúncios

2 comentários sobre “Tecnologia na Maratona de Nova York

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s