Heróis da Maratona de Nova York – Haile Gebrselassier

Faltando poucos dias para Maratona de Nova York, vale lembrar alguns heróis que participarão da edição 2010.

O etíope, Haile Gebrselassie, começou a correr por necessidade, percorrendo diariamente 20 km de sua casa para a escola, pois suas pernas eram a única forma de transporte disponível. Deste início humilde, tornou-se o maior corredor de longa distância da atualidade, vencedor das medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 1996 e 2000 nos 10.000 metros, dono de 20 recordes mundiais (e sete recordes mundiais não oficiais), único ser humano a correr 26,2 milhas em menos de 2:04:00, além de bater o recorde mundial com 2:03:59 na Maratona de Berlim em 2008. Mas, havia uma conquista que Gebrselassie não possuia em seus 37 anos de vida, participar da Maratona de Nova York.

Isso é uma lacuna grande para um homem cujo nome tornou-se quase sinônimo da palavra “maratona”. E este fato não escapava de  Gebrselassie. “Se você é um maratonista e alguém lhe pergunta se você já correu a Maratona de Nova York e você responde não, isso é praticamente imperdoável“, diz ele. “Minha carreira não estaria completa.” É por isso que Geb, como é carinhosamente conhecido, irá apagar está lacuna no próximo domindo, 07/11, quando participará pela primeira vez da Maratona de Nova York.

Geb competiu poucas vezes em solo americana, apesar de  ter vencido a Meia Maratona de Nova York (2007) e de ter começado a edição deste ano (um ataque de asma o forçou a desistir). Também, por isso, a sua participação deste ano na Maratona de Nova York é especial. A disputa promete ser emocionante! Teremos o campeão do ano passado, Meb Keflezighi, e um grupo de corredores de elite mundial, como o nosso brasileiro Marílson, todos correndo pela vitória. Gebrselassie acredita que superar o recorde de 2:07:43, estabelecido pelo seu amigo Tesfaye Jifar, em 2001, seja possível. “Com tantos corredores de qualidade na prova, acredito que será uma corrida memorável,  para ser lembrada por muito tempo“, diz ele diplomaticamente.

Mesmo que o recorde não caia, a presença Geb é certeza de tornar a corrida especial. Fora das pistas, Gebrselassie ganhou legiões de fãs graças ao seu trabalho de caridade, a sua defesa da causa da Etiópia, sua dedicação em promover os benefícios da corrida, e a seu sorriso cativante. Em outras palavras, um grande corredor e uma grande pessoa.

Geb, boa sorte no próximo domingo!

Anúncios

Um comentário sobre “Heróis da Maratona de Nova York – Haile Gebrselassier

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s